Vanessa Campos na LivePulsando
Foram quase duas horas e duas sessões da LivePulsando com Vanessa Campos, secretária de Informação e Comunicação da RNP+BRASIL, no perfil de Saúde Pulsando no Instagram. A live aconteceu neste domingo, Dia das Mães, às 18h e foi até quase 20h. Assistiram à live, interferiram e fizeram perguntas 149 espectadores.
No evento online, Vanessa contou como descobriu o HIV, como é ter HIV e educar três filhos e falou da discriminação que sofreu – e sofre até hoje – e de sua peregrinação pelos ministérios públicos das cidades onde morou, em busca de melhores condições de tratamento e cuidado. “Hoje é diferente, a gente aprende a receber a discriminação de outra maneira e a devolver de forma que a pessoa sinta que me discriminou e que está sendo contestada por isso”, contou. Ela também falou de violência obstétrica e da culpa que (alguns) profissionais de saúde tentam induzir às mulheres vivendo com HIV/AIDS quando engravidam, além de responder a algumas perguntas.
Mãe de três filhos jovens, Vanessa finalizou sua participação dando importante conselho aos jovens: “abstinência sexual não resolve os problemas da sexualidade e do desejo sexual. Viva sua vida sexual com plenitude e fazendo uso das estratégias de prevenção combinada às IST [infecções sexualmente transmissíveis] e gravidez não planejada”.
Com a aceitação obtida, além da quantidade de espectadores que opinaram, questionaram e perguntaram, Saúde Pulsando percebeu que informações básicas sobre transmissão do HIV, indetectável = intransmissível (I = I) e autocuidado são informações que não estão disponíveis a todEs. Por isso, LivePulsando continua aos domingos. Confira o calendário:
Maio, sempre às 18h
17 – Regina Pedrosa
24 – Carla Diana
31 – Margarete Preto
Junho, sempre às 18h
07 – Heliana Moura
14 – Vando Oliveira
21 – Moysés Toniolo (a confirmar)
Devido a algumas limitações do Instagram, as próximas lives acontecerão em outra plataforma, a ser divulgada em breve.
Compartilhe nas redes sociais: