DCCI nega desabastecimento de kits de carga viral no Nordeste

Fac-símile de tabela de kits de CV no NE

O Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde apresentou, em ofício, tabela de envio dos kits para exames de carga viral, no mês de julho, aos laboratórios centrais do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

No início de agosto, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+ Brasil) enviou ofício ao DCCI com reclamação das representações estaduais da rede dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Segundo essas representações, pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA) não estavam conseguindo fazer a coleta de sangue para os exames serem feitos porque faltavam kits para as medições de carga viral.

No ofício nº 1430, de 11 de agosto, além da tabela demonstrativa, o DCCI “esclarece que se encontra totalmente regular o abastecimento da rede de carga viral do HIV”. Além disso, o DCCI afirma que “há relatos de redução da demanda dos laboratórios em função da pandemia da COVID”. Também informa que até o dia 20 de agosto, passado, novas remessas seriam “entregues aos laboratórios citados.

Em nota, o Secretário Nacional de Articulação Política (Senap) da RNP+ Brasil, Jair Brandão, agradece a atenção do DCCI em responder ao ofício. “No entanto, mesmo com a afirmação do DCCI/MS que ‘se encontra totalmente regular o abastecimento da rede de carga viral’, temos informações que a realidade de estar “regular o abastecimento” não é esta, e que é importante nos enviar uma planilha contendo os números não somente de julho, mas desde janeiro deste ano e contendo os dados de todos os estados. Em nosso ofício citamos exemplos de três estados, mas necessitamos de informações de todos os estados.”

A Secretaria Nacional Executiva (Senex) da RNP+ Brasil informa que a rede solicitou ao DCCI a tabela de abastecimento desde janeiro de 2020. O DCCI ainda não enviou a tabela dos kits enviados a todos os estados.

Compartilhe nas redes sociais: