PrEPara Salvador capacita profissionais de saúde para a PrEP

O logotipo do PrEPara Salvador, do estudo PrEP1519

Começa nesta segunda-feira, 8 de novembro, o Curso de práticas de cuidado em prevenção combinada com foco na profilaxia pré-exposição (PrEP) à infecção pelo HIV, para cerca de 80 profissionais de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso é uma iniciativa do PrEPara Salvador, braço baiano PrEP1519, estudo multicêntrico desenvolvido em três capitais brasileiras – Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) – entre adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres transexuais ou travestis ou como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH). O PrEP1519 tem por objetivo principal avaliar a efetividade da PrEP nesta população.

Dividido em duas turmas, a primeira se reúne amanhã e na terça-feira. Nos dias 10 e 11 de novembro será a vez da segunda turma. Além o curso neste mês e em dezembro haverá visitas técnicas e práticas no espaço da clínica do PrEPara Salvador para profissionais clínicos acompanharem consultas com a equipe do projeto.

O curso vai compartilhar com profissionais da rede de serviços do SUS do município de Salvador os conhecimentos clínico, científico e estratégico construídos durante os três anos de experiência do estudo PrEP1519, que oferece a PrEP e outras estratégias de prevenção combinada a jovens e adolescentes soteropolitanos.

A PrEP é uma estratégia eficaz e efetiva na prevenção da transmissão do HIV e compõe um pacote de medidas de prevenção combinada, caracterizada pelo uso oral diário de um comprimido antirretroviral, por pessoas não infectadas pelo HIV, mas em alto risco de infecção pelo vírus. Prevenção combinada é uma estratégia que utiliza diferentes abordagens de prevenção (sejam elas no âmbito biomédico, comportamental ou estrutural).

O primeiro dia da capacitação será aberto com o tema Prevenção Combinada ao HIV e PrEP entre adolescentes de populações chave para o HIV: a experiência do Projeto PrEP1519. OS profissionais de saúde inscritos serão recebidos pela Dra. Inês Dourado e pelo Dr. Laio Magno, coordenadores do PrEP1519, que vão dar as boas vindas e fazer uma primeira apresentação das características clínicas e epidemiológicas do HIV/aids, além de dados preliminares do PrEP1519.

A programação da capacitação conta ainda com rodas de conversa sobre testagem de HIV, profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), adesão e vinculação de jovens e adolescentes à PrEP, e manejo clínico da PrEP. Além disso, a equipe do PrEP1519 vai apresentar a experiência com as práticas de cuidado com a PrEP, orientação e elaboração de plano de ação, em conjunto com os profissionais de saúde presentes no encontro. O objetivo é expandir e/ou implementar a PrEP nos serviços de saúde de Salvador e de outros municípios baianos.

Segundo Inês Dourado, outras capacitações – inclusive uma nacional – estão sendo elaboradas e devem acontecer já em 2022.

Para saber mais sobre o estudo multicêntrico PrEP1519 em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, acesse prep1519.org

Compartilhe nas redes sociais: