CDC recomenda 3ª dose de vacina da covid-19 para imunossuprimidos

Medical photo created by freepik - www.freepik.com

A notícia já era esperada. Na tarde desta sexta-feira, 13, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (Centers of Disease Control and Prevention – CDC, na sigla em inglês) emitiu a recomendação para que pessoas cujo sistema imunológico esteja “comprometido de forma moderada a grave” recebam uma dose adicional da vacina de mRNA covid-19 após as duas doses iniciais. Conforme o comunicado, pessoas vivendo com HIV em estágio avançado ou não tratadas – e apenas elas – devem tomar uma terceira dose da vacina da Pfizer ou da Moderna,

Segundo o comunicado divulgado no site do CDC,

  • Pessoas com imunocomprometimento moderado a severo são especialmente vulneráveis à covid-19 porque correm maior risco de doenças graves e prolongadas.
  • Pessoas com sistema imunológico comprometido podem se beneficiar de uma dose adicional para garantir que tenham proteção suficiente contra a covid-19.
  • O CDC recomenda que as pessoas com imunocomprometimento moderado a grave recebam uma dose adicional da vacina de mRNA covid-19 após as 2 doses iniciais.

O CDC recomenda que pessoas com sistema imunológico comprometido de forma moderada a grave recebam uma dose adicional da vacina mRNA covid-19 pelo menos 28 dias após uma segunda dose das vacinas da Pfizer-BioNTech ou da Moderna.

O CDC não recomenda doses adicionais ou doses de reforço para qualquer outra população neste momento.

Dados sobre redução da resposta imunológica entre pessoas imunocomprometidas
Pessoas com imunocomprometimento moderado a severo constituem cerca de 3% da população adulta e são especialmente vulneráveis à covid-19 porque correm maior risco de doenças graves e prolongadas.

Segundo o CDC, estudos indicam que algumas pessoas imunocomprometidas nem sempre desenvolvem o mesmo nível de imunidade após a vacinação da mesma forma que as pessoas não imunocomprometidas e podem se beneficiar de uma dose adicional para garantir proteção adequada contra a covid-19. Em pequenos estudos, pessoas imunocomprometidas totalmente vacinadas foram responsáveis por uma grande proporção de “casos de emergência” hospitalizados, e isso sugere que pessoas imunocomprometidas têm maior probabilidade de transmitir o vírus para contatos domiciliares.

Quem precisa de uma vacina adicional COVID-19?
Atualmente, o CDC está recomendando que pessoas imunocomprometidas moderadamente a gravemente recebam uma dose adicional. Isso inclui pessoas que:

  • Receberam tratamento de câncer ativo para tumores ou cânceres do sangue;
  • Receberam um transplante de órgão e estão tomando remédio para suprimir o sistema imunológico;
  • Receberam um transplante de células-tronco nos últimos 2 anos ou estão tomando remédio para suprimir o sistema imunológico;
  • Imunodeficiência primária moderada ou grave (como síndrome de DiGeorge, síndrome de Wiskott-Aldrich);
  • Infecção por HIV avançada ou não tratada;
  • Tratamento ativo com corticosteroides em altas doses ou outros medicamentos que podem suprimir sua resposta imunológica.

As pessoas devem conversar com seu médico sobre sua condição médica e se receber uma dose adicional é apropriado para elas.

Compartilhe nas redes sociais: