‘PrEP na Rua’ chega ao Parque do Carmo

PrEP na Rua chega ao Parque do Carmo, na zona leste de SP (Divulgação)

Ação estará das 14h às 17h próxima ao Portão 1 do Parque do Carmo

Depois de aportar no extremo sul da cidade, o projeto PrEP na Rua chega à zona leste de São Paulo. Na tarde deste sábado (14), a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará no Parque do Carmo oferecendo o início imediato da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV à população. Além da PrEP, interessadxs poderão fazer teste rápido para HIV, retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

O projeto PrEP na Rua é como um verso de uma música que diz que o artista tem de estar onde o povo está, para expandir o acesso a mais esta forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população.

A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de forma que, no caso de exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.

“Essa será nossa terceira edição do projeto PrEP na Rua e estamos muito animados com os resultados. Conseguimos divulgar essa tecnologia de prevenção, ainda não tão conhecida, e já iniciar o processo para pessoas que, por vezes, tenham dificuldade em acessar as unidades de saúde”, comenta Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.

Segundo a Coordenadoria, o projeto PrEP na Rua é a única experiência na América Latina que oferece a profilaxia fora de uma unidade de saúde. O projeto foi lançado no dia 27 de junho, em uma ação no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, na região central da capital paulista, quando 114 pessoas iniciaram a PrEP. No último sábado (7), o projeto esteve no Grajaú, na zona sul da cidade.

Dados consolidados pela SMS, em 6 de agosto, apontam que 13.304 pessoas iniciaram a PrEP em serviços municipais de saúde. Esse número representa cerca de um terço de todos os cadastros do País. Para Cristina Abbate, “a PrEP é uma das explicações para a queda no número de novas infecções de HIV na cidade de São Paulo nos últimos três anos”.

A quarta edição do PrEP na Rua já está marcada para o dia 29, último domingo de agosto, novamente no Minhocão.

Para se PrEParar
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma das 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível gratuitamente no SUS desde janeiro de 2018 e é disponibilizada prioritariamente a pessoas com maior vulnerabilidade de infecção pelo HIV, o que inclui gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), mulheres e homens trabalhadores do sexo, homens e mulheres transexuais, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas deseja fazer o teste de HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente (positivo), é realizado um segundo exame. Se o resultado for confirmado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/aids. A equipe faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde.

Autoteste para HIV
O autoteste para HIV está disponível na RME em IST/aids, nas unidades municipais de saúde referência para hormonização de pessoas trans e em organizações parceiras da Secretaria Municipal da Saúde.

Com o kit, o teste pode ser realizado pelo próprio indivíduo com coleta de fluido oral. O resultado fica pronto de 20 a 30 minutos. Essa tecnologia se soma à estratégia de prevenção combinada, ampliando a testagem para o HIV e proporcionando maior autonomia e privacidade individualmente. Em caso positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

O Parque do Carmo
Inaugurado em 1976, o Parque do Carmo está localizado no distrito de Itaquera (destacado em vermelho no mapa ao lado), zona leste de São Paulo. Com 1,5 milhão de metros quadrados, é o segundo maior parque urbano da cidade. Está localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano e, em sua criação foram mantidos a sede da antiga fazenda, em arquitetura colonial e um conjunto de lagos. Seu bosque de cerejeiras e seus monumentos à imigração japonesa são referências culturais da capital paulista. Com mais de 190 espécies de fauna, sua rica flora reúne remanescentes da Mata Atlântica, além de espécies vasculares, algumas ameaçadas de extinção, como o pau-brasil, a canela-amarela, o ipê-felpudo e o jequitibá rosa, por exemplo.

Serviço
PrEP na Rua no Parque do Carmo
O quê: Oferta do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, Teste Rápido para HIV, distribuição de kits de autoteste para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Onde: Parque do Carmo, Portão 1 – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951
Data: Sábado, 14 de agosto
Horário: Das 14h às 17h

Compartilhe nas redes sociais: