
O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão sugeriu, em live no canal da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) no YouTube, que a licença compulsória é uma alternativa de o Brasil acessar a vacinas e medicamentos – quando houver – para a Covid-19.
Na live da SBB, a médica brasileira Mariângela Simão, que coordena o combate à Covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), disse mais uma vez que haverá uma vacina mas não haverá para todas as pessoas num primeiro momento. São 8 bilhões de pessoas no planeta que precisam de uma vacina para a Covid-19.
Temporão foi Ministro da Saúde no governo Lula. Em 2007, quando o Brasil decretou o interesse público do medicamento antirretroviral efavirenz, para o tratamento do HIV, Temporão levou a proposta ao presidente, depois de tentativas de negociar a transfrerência de tecnologia para produção nacional e a sustentabilidade da reposta brasileira à pandemia do HIV.
O evento on-line teve início às 18h e já está sendo finalizado. Quem conduz o bate-papo virtual é o também médico Dirceu Greco, da SBB.
Compartilhe nas redes sociais: