MOPAIDS convoca ocupação de SAE contra acolhimento desumanizado

Em 2015, manifestação em SP enterra programas de aids. Foto: Mopaids

Articulação paulistana afirma que exames e consultas demoram mais de 8 meses; Secretaria Municipal da Saúde não se pronuncia

O Movimento Paulistano de luta contra a AIDS (Mopaids) vai ocupar, na manhã desta sexta-feira, 12 de novembro, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Líder II, localizado na zona leste da cidade. A ocupação foi deliberada na reunião ordinária de outubro da articulação de ONG/aids e pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA) da capital paulista.

Em carta aberta distribuída quarta-feira (10), o Mopaids afirma que o aumento e o envelhecimento de pessoas vivendo com HIV na Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids carece de “especialidades médicas e assistência integral”. Para o Mopaids, “a RME ainda não está preparada para atender adequadamente” a estas demandas. Conforme afirma no documento, não há “equipe multidisciplinar, com falta de médicos infectologistas e com acolhimento (DES)humanizado. As pessoas com HIV/Aids estão sendo consideradas apenas como um número que compõe a estatística de casos de HIV/Aids”.

Ainda segundo o documento, no SAE Líder II, os problemas se arrastam há anos com falta de médicos infectologistas e equipe multidisciplinar; também, que pacientes relatam que as consultas e exames têm demorado mais de oito meses para serem realizados. Para o Mopaids, “os poucos profissionais de saúde têm olhar fragmentado” às PVHA. “Outros não foram capacitados” para atender as PVHA de forma integral.

Para a articulação de ONG e PVHA, “na gerência desse serviço tem ocorrido mudanças constantes em poucos meses; a equipe por sua vez é incompleta e insuficiente para atender os 3.024 pacientes em tratamento”. Todas as críticas chegaram em setembro ao Mopaids, por usuários do serviço, membros do conselho gestor da unidade.

Conforme orientação, por e-mail Saúde Pulsando solicitou posicionamento às áreas de comunicação da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo e da Secretaria Municipal da Saúde. No final da tarde, a comunicação da Coordenadoria informou, por telefone, que a demanda havia sido encaminhada à comunicação da Secretaria. Até 20h desta quinta-feira (11), não obtivemos respostas.

A ocupação do SAE Líder II acontece nesta sexta-feira, 12 de novembro, das 10h às 12h.
O SAE Líder II fica na Rua Médio Iguaçu, 86 - Cidade Líder - zona leste de São Paulo.

Compartilhe nas redes sociais: