Covid-19: Progresso científico e acesso a tecnologias é tema de ‘webinário’ da UAEM

Card que divulga o webinário nas mídias sociais

A organização Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM) promove hoje, às 19h30, o webinário “Ciência e acesso a tecnologias em saúde: o papel da universidade em tempos de pandemia”. Nesta quinta-feira diversas atividades espalhadas pelo País marcam a Marcha Virtual pela Ciência.

Dentre os convidados para o debate, Priscilla César (UAEM) e Francisco Viegas, da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), que apoia o evento. Além deles, estarão Vinicius Campos e Glênio Couto, representantes da Coordenação de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas que, no mês passado, anunciou o licenciamento de patentes e a transferência de tecnologias relacionadas à Covid-19 gratuitamente.

Segundo Luciana Lopes, diretora executiva da UAEM no Brasil e moderadora do debate, a pandemia de coronavírus joga luz sobre a importância da ciência, que vem sofrendo ataques constantes no Brasil nos últimos anos. “Em todo o mundo, as pessoas têm depositado na ciência e no desenvolvimento de vacinas, medicamentos e outras tecnologias a esperança de encontrarmos soluções para a Covid-19.” Mas encontrar soluções nem sempre significa que a população terá acesso a elas, como a história do desenvolvimento de tratamentos para a infecção pelo HIV deixa claro.

Muitas dessas tecnologias têm suas pesquisas iniciadas em laboratórios de universidades. E, por isso, preocupados com o acesso a elas, algumas universidades como Harvard, Stanford e a Universidade Federal de Pelotas adotaram medidas para evitar que a proteção do conhecimento científico seja uma barreira de acesso a tecnologias que podem salvar vidas. Luciana conta que uma movimentação para convidar a Universidade Federal de Minas Gerais – uma das instituições brasileiras conduzindo pesquisas para uma vacina para a Covid-19 – a seguir o mesmo caminho.

“Uma carta da comunidade da UFMG convidando a universidade a compartilhar de forma solidária o seu conhecimento está circulando e recebendo assinaturas. Contaremos mais sobre isso no webinário”. No evento online, o público poderá entender como ocorreu o processo realizado na Universidade Federal de Pelotas e debater a importância de iniciativas nesse sentido.

 

Serviço
O que: webinário “Ciência e acesso a tecnologias em saúde: o papel da universidade em tempos de pandemia”
Quando: hoje, 7 de maio, às 19h30
Para quem: aberto ao público
Onde: https://bluejeans.com/2138819673

Veja quem são os palestrantes:

Luciana M. N. Lopes: Diretora Executiva da UAEM Brasil e doutoranda em Saúde Pública pela UFMG.

Francisco Viegas: Assessor de Advocacy da DNDi na América Latina e Mestre em Direito pela UFSC.

Priscilla César: Pesquisadora e doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade McGill (Canadá) e colaboradora da UAEM Brasil.

Glênio Couto: Professor da UFPel e Administrador do Núcleo de PI & Patentes da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFPel.

Vinícius Campos: Professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel e Coordenador da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFPel.

Compartilhe nas redes sociais: