IST/Aids faz 200 testes de HIV em domingo de Parada LGBT em SP

Ação da @istaidssp faz 400 testes de HIV no Minhocão em dia de Parada LGBT de SP (Foto: P. Giacomini)

Por Paulo Giacomini

Texto corrigido em 7/6, às 12h15: Foram 200 testes para diagnóstico do HIV em 4 horas de trabalho no meio do Minhocão. Outros 400 kits de autoteste foram retirados. Anunciado para se iniciarem às 11 horas, os testes começaram antes mesmo da hora marcada neste domingo (6), dia da 25ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que este ano traz o tema HIV/AIDS: ame+, cuide+, viva+.

A ação, da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo (@istaidssp nas redes sociais), ofereceu teste rápido diagnóstico para o HIV e autoteste para detecção do HIV à população no Elevado João Goulart, o Minhocão.

“Ao mesmo tempo que a gente está celebrando os 40 anos da epidemia de HIV este tema é utilizado na vigésima quinta edição da Parada”, explica Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Para ela, “é importante para recolocar o bloco na rua fazendo oferta de diagnóstico nesse momento de celebração da diversidade”, diz. O bloco, ressalta ela, não saia às ruas desde o carnaval de 2020.

As relações simbólicas trazidas por Cristina arrepiam. “Historicamente, a resposta do poder público à epidemia foi construída intrinsecamente com os movimentos sociais, especificamente o movimento gay”, contextualiza para leitorxs de Saúde Pulsando a coordenadora de IST/aids da cidade com os maiores números de casos de HIV e de aids no Brasil.

“Lamentavelmente, a gente ainda tem grupos ainda mais vulneráveis”, diz ela referindo-se a fatores que aumentam a vulnerabilidade de infecção ao HIV de, por exemplo, um jovem gay negro morador da periferia de uma grande cidade como São Paulo. “Portanto, continuamos caminhando de mãos dadas e construindo essa resposta pública juntos”, afirma.

Para Cristina, apesar dos muitos desafios ainda colocados, “a gente vai ficar satisfeito como profissional de saúde, como SUS, quando não tiver mais nenhuma infecção por HIV na cidade”.

“Estar em ambiente público aumentando o acesso da população da cidade ao diagnóstico é uma oportunidade da gente amplificar essa informação”, diz ela, que informa: as pessoas que recebem um resultado positivo numa ação como a de hoje são encaminhadas com prioridade a um dos 17 Serviços de Atendimento Especializado (SAE) da rede municipal. “Quando chega no SAE ela tem atendimento imediato”, finaliza.

O Minhocão
O Elevado Presidente João Goulart foi inaugurado em 1971 com o nome de Elevado Presidente Costa e Silva, general que participou do golpe militar de 1964, que depõs justamente João Goulart. No entanto, é conhecido como Minhocão. Aos sábados, domingos e feriados, o elevado é fechado para automóveis e aberto à população, que faz caminhada, anda de bicicleta, corre, leva as crianças e os pets pra passear, paquera...

Ao contrário do publicado inicialmente, foram 200 testes e 400 autotestes e não o inverso. Pedimos desculpas a leitorxs e à @istaidssp pelo erro, agora corrigido.

Compartilhe nas redes sociais: