Saúde Pulsando é impedido de entrar em CTA itinerante em SP

Inaugurado hoje, CTA da Cidade está no Minhocão até 16h (Foto: P. Giacomini)

Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo inaugura hoje CTA itinerante

Por Paulo Giacomini

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo inaugura hoje, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, seu Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante. Uma equipe de TV fez imagens internas do CTA da Cidade, como foi nomeado o equipamento itinerante. Mas, Saúde Pulsando não pôde entrar na unidade para fazer fotos de seu interior.

Segundo o release de imprensa divulgado na última segunda-feira, 22 de novembro, o “CTA da Cidade é uma iniciativa inédita e se deslocará pelo município oferecendo todos os serviços existentes nos outros 26 CTA” instalados no município. O objetivo, segundo informa a assessoria de imprensa da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo, “é diminuir as barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela população mais vulnerável ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis”.

Ainda conforme o informe de imprensa, a unidade móvel tem “estrutura robusta” e oferece “áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo”.

Na unidade são oferecidos, ainda, “exames para clamídia e gonorreia, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e entrega da primeira terapia antirretroviral (TARV) aos usuários que testarem positivo para o HIV”, além de as pessoas serem encaminhadas “aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial”.

Para Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids de São Paulo, a oferta da PrEP foi ampliada, inclusive com o projeto “PrEP na Rua”, o que segundo dados apresentados no mais recente Relatório de Gestão, “já se mostrou um dos fatores preponderantes para a queda de novos casos de HIV na cidade de São Paulo, por mais um ano consecutivo. O CTA da Cidade vem para reforçar esse impacto positivo, levando uma estrutura completa de atendimento para onde estão as populações mais vulneráveis, em dias e horários alternativos”.

Esta não foi a primeira vez que a reportagem tem seu trabalho dificultado pela assessoria de comunicação da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo. No último dia 10 de novembro, Saúde Pulsando enviou à comunicação da Coordenadoria e à assessoria de comunicação questionamentos sobre a denúncia do Movimento Paulistano de luta contra a Aids (Mopaids). No entanto, até 20 horas de 11 de novembro, não havia nenhuma resposta. Questionada, a assessoria de comunicação da Coordenadoria de IST/Aids respondeu, por e-mail, que não tinha “ingerência” sobre a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde. Mas, ao que tudo indica, também não acompanhou a demanda e não retornou à reportagem.

Um dos questionamentos de Saúde Pulsando era para onde são encaminhadas as pessoas cujas sorologias resultaram positivas para o HIV no projeto “PrEP na Rua”, uma vez que o Mopaids afirmava que no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Líder II, exames e consultas estão demorando até oito meses para realização. Agora, com o CTA da Cidade, a pergunta se mantém e agrega outras: por que a atenção dispensada às pessoas vivendo com HIV ou com aids não é equivalente a dispensada àquelas que recebem a PrEP na rua? Por que as pessoas em tratamento na RME IST/Aids não têm equipamentos e profissionais suficientes para que suas consultas e exames não demorem tanto tempo? Qual é a taxa de abandono da terapia antirretroviral na RME IST/Aids? Qual a taxa de abandono do acompanhamento clínico no SAE Líder II diante dos oito meses para consulta e a realização de exames?

Saúde Pulsando considera o CTA da Cidade de extrema importância para a detecção do HIV na população mais vulnerável à infecção. No entanto, ainda estão sem respostas as denúncias do Mopaids, que até agora tem a última palavra.

A Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo, bem como a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo ainda devem as respostas ao movimento social e à população. Saúde Pulsando tem o espaço aberto para receber e publicar as respostas na íntegra.

Nota da Redação: O CTA itinerante pode ser inédito na cidade, como mostra o release corrigido, publicado no site da Coordenadoria de IST/Aids. A correção foi feita após a reportagem de Saúde Pulsando ter informado que em 2006, no Congresso de Prevenção realizado em Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde de Maceió (AL), apresentou trabalho sobre seu CTA itinerante.

Compartilhe nas redes sociais: