Enquete quer saber como está a vacinação das PVHA no Brasil

Medical photo created by freepik - www.freepik.com

Para saber como está o andamento da vacinação das pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA), Saúde Pulsando lança a enquete “Vacinação das PVHA contra a covid-19”. O objetivo do levantamento é saber como foi o procedimento, se a PVHA foi vacinada no serviço em que faz o acompanhamento médico ou em outro local e quais documentos precisou para receber a primeira dose da vacina.

Incluídas depois de algumas manifestações e muita luta, as pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA) estão sendo vacinadas. No entanto, diversas reclamações de violação do sigilo do diagnóstico por todo o Brasil vão de ter que comprovar a comorbidade no ato da vacinação a relatos de profissionais de saúde que literalmente gritaram em uma fila: “pessoas com HIV a entrada é por ali”.

Houve, ainda, casos de pessoas que não se sentiram confortáveis para apresentar o formulário de comorbidade do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde (MS). Inicialmente, o documento trazia o logotipo do departamento ministerial – um laço vermelho e amarelo – e seu nome por extenso.

Hoje, apenas o símbolo do governo federal está nos formulários. Mas, até meados de abril o documento comprobatório da comorbidade para a covid-19 ainda trazia o nome por extenso do departamento (imagens das duas versões finais do formulário à direita), no MS, responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e controle das IST, do HIV/aids, das hepatites virais, da tuberculose e da hanseníase. O formulário que comprova a comorbidade para a covid-19 deve ser solicitado na farmácia em que a PVHA retira seus medicamentos antirretrovirais para o tratamento do HIV.

A enquete “Vacinação das PVHA contra a covid-19” está ancorada em Survey Monkey, plataforma de elaboração de questionários usada em todo o mundo para enquetes, pesquisas e levantamentos online. A enquete ficará disponível para receber respostas até 20 de junho e é anônima, portanto, não há como saber quem a respondeu e pode ser acessada em https://pt.surveymonkey.com/r/SPvacinaPVHA.

A enquete foi contratada com recursos do projeto “Mapeamento da Jornada da PVHA: do diagnóstico ao tratamento”, financiado pela GSK Brasil.

Compartilhe nas redes sociais: