201 pessoas iniciaram a PrEP neste domingo no Minhocão

PrEP na Rua disponibiliza preservativos, testes e profilaxias. Foto: P.Malavolta/istaidssp

Também foram feitos 223 testes rápidos de HIV, dispensados 1.000 kits de autoteste e 4 PEP em ação do projeto ‘PrEP na Rua’

Em quatro horas de atividades do projeto ‘PrEP na Rua’, 201 pessoas iniciaram a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV neste domingo, em ação realizada no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão. A ação, da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Nesta quarta atividade do projeto ‘PrEP na Rua’, que teve início no dia 27 de junho, exatamente no Minhocão, foram realizados 223 testes rápidos para HIV, disponibilizadas quatro Profilaxias Pós-Exposição (PEP) ao HIV e distribuídos mil kits de autoteste para HIV, que permite que as pessoas possam fazer o teste em suas casas.

“O projeto PrEP na Rua tem mostrado como é possível ampliar o acesso a essa forma de prevenção ao HIV: estando onde a população mais vulnerável está", explica Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids no município de São Paulo.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), para que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Já a PEP é uma medida de emergência, quando uma pessoa passa por uma situação em que possa ter sido exposta ao vírus, por exemplo se a camisinha estourar, sair ou mesmo não for usada em uma relação sexual. Também com base em medicamentos antirretrovirais, a PEP deve ser usada por 28 dias.

Números da PrEP
Mais de 13,5 mil pessoas já iniciaram a PrEP na capital paulista, o que representa um terço das pessoas cadastradas nacionalmente. A ampliação do seu uso ajuda a explicar a queda no número de novos casos de HIV nos últimos três anos na cidade de São Paulo.

A PrEP está disponível gratuitamente no SUS desde janeiro de 2018. Tem como prioridade chegar a pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadorXs sexuais, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).

A cidade de São Paulo conta com 26 serviços da Rede Municipal Especializada em IST/aids que oferecem a PrEP à população elegível. Há ainda 28 unidades de referência para hormonização de pessoas trans e travestis que disponibilizam a PrEP a quem faz acompanhamento nesses locais.

Para saber como iniciar a PrEP, acesse aqui.

PEP disponível
A PEP está disponível em mais de 80 unidades de saúde do município, sendo que mais de 40 funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes sociais: