Foto: Anaids/Flavio Dutra
Termina hoje, em poucas horas, ou no decorrer desta semana a coleta de dados de pesquisas ou de levantamentos com pessoas vivendo com HIV e aids. Todas estão relacionadas com a Covid-19. A pandemia do novo coronavírus afetou a saúde das pessoas em escala global e não foi apenas a saúde de quem foi infectadx, adoeceu, foi curadx ou nem sintomas teve. O SARS-Cov-2 afetou a vida de toda a humanidade em todos os aspectos de sua existência.
No Brasil, a pesquisa em saúde com seres humanos é regulamentada pela Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Participar de uma pesquisa é um ato de cidadania. Além de mostrar uma fotografia do período em que a pesquisa ou estudo é realizado, seus resultados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas e apontar soluções para problemas do cotidiano.
Anaids
Será 23h59 em Brasília quando o formulário do levantamento on-line da Articulação Nacional de luta contra a Aids (Anaids) fecha depois de ser adiado por 10 dias. Pessoas vivendo com HIV e aids e pessoas em tratamento da tuberculose ainda podem participar respondendo ao questionário. “O impacto da Pandemia de Covid-19 nas Políticas (e nos serviços) de HIV, Aids e Tuberculose no Brasil” é uma survey é inédita no mundo. É a primeira vez que a dois movimentos sociais se unem para fazer um levantamento que envolve as tradicionais pontas da saúde: o/a usuário/a, profissionais de saúde dos serviços de saúde HIV, Aids e TB. Responda aqui.
Unaids AL e Caribe
Na sexta-feira, 31 de julho, termina a pesquisa que o Unaids América Latina e Caribe realizam. Esta é a segunda fase. Apenas pessoas vivendo com HIV ou com aids devem responder ao formulário, que está disponível para ser respondido por toda a América Latina e o Caribe. Talvez não faça muita diferença, as PVHA brasileiras responderem, já que a resposta de Brasil na primeira fase foi ínfima, o que pode ter comprometido a linha de base (ponto de análise) do Brasil. Para participar, clique aqui.
ICPCovid
A Fase 5 da pesquisa ICPCovid também se encerra no dia 31. Se você ainda não a respondeu é a oportunidade. “Nos ajude a entender o impacto da Covid-19 no Brasil!”, pede a Dra. Edlaine Villela, da Universidade Federal de Jataí, coordenadora da survey internacional no Brasil. Não precisa ser profissional de saúde nem ter HIV para preencher! Participe aqui.
Compartilhe nas redes sociais: