Mapeamento será apresentado na 4a ao Unaids
O Mapeamento da Jornada da Pessoa Vivendo com HIV/aids – do diagnóstico ao tratamento em 4 capitais: Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e São Paulo será apresentado nesta quarta-feira (15), ao Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – Unaids. O projeto, idealizado por Saúde Pulsando e executado em parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS no Ceará (RNP+ Ceará), foi financiado pela farmacêutica GSK no Brasil.
O roteiro de entrevistas e a coordenação do levantamento foi feito pela pesquisadora e psiquiatra Candi Damé e a coordenação de campo, pela socióloga Carla Almeida. Para validar o roteiro, lideranças das redes de pessoas vivendo com HIV e aids foram convidadas a participar de um comitê de acompanhamento. O comitê acompanhou o esboço do roteiro de entrevistas, fez sugestões ao roteiro já elaborado e participou da apresentação prévia dos resultados.
O vice-presidente do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS do Rio Grande do Sul (GAPA-RS), Carlos Duarte, esteve no comitê e acompanhou todo o processo de construção do Mapeamento. A representante da RNP+ no Amazonas, Vanessa Campos, também acompanhou o processo desde o início. Carlos e Vanessa estarão nesta apresentação ao Unaids no Brasil.
A representante e diretora do Unaids no Brasil, Claudia Velasquez, e a assessora do Unaids, Ariadne Ribeiro, estarão presentes e farão comentários ao Mapeamento segundo o mais recente relatório do organismo das Nações Unidas e os resultados do Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS no Brasil, pesquisa em que o Unaids entrevistou 1784 pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA) em sete capitais brasileiras, em 2019. Também devem estar presentes colaboradores de organismos vinculados às Nações Unidas.
Outras apresentações
O Mapeamento da Jornada da Pessoa Vivendo com HIV/aids foi primeiramente apresentado à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza e à Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo. Depois, houve uma apresentação ao Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde. Em novembro, foi apresentado a delegados e delegadas do Encontro de ONG/aids da Região Sul, realizado remotamente. Neste mês, foi apresentado à Comissão de IST/Aids de Porto Alegre e ao Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
A apresentação do Mapeamento será transmitida pelo canal de Saúde Pulsando no YouTube às 15 horas desta quarta-feira, 15 de dezembro.
Compartilhe nas redes sociais: