Capa do livro "E se fosse com você?" (Reprodução)
“Mexeu muito”, diz a antropóloga Carla Pereira sobre as entrevistas realizadas para o livro “E se fosse com você – histórias vividas de estigma e discriminação em 40 anos de HIV/AIDS”, lançado neste Dezembro Vermelho pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia).
“Sempre que terminava uma entrevista, ficava pensando sobre a experiência de estigma e discriminação que a pessoa tinha me relatado”, recorda-se a antropóloga. “Ao mesmo tempo, as pessoas me relataram como foi terapêutico falar sobre todas as experiências.”
“E se fosse com você?”, traz dez histórias reais de discriminação e preconceito sofridos por pessoas vivendo com HIV/AIDS e é lançado como uma extensão fundamental do trabalho que a Abia desenvolve há mais de 30 anos para responder ao estigma e à discriminação às pessoas vivendo com HIV ou doentes de aids.
“A premissa fundamental do livro é que aprender e entender a experiência das pessoas vivendo com HIV – submetidas ao estigma e à discriminação de muitas maneiras diferentes por causa disso – é uma parte essencial do processo de conscientização necessário para construir empatia e solidariedade entre aqueles que não vivenciaram a mesma experiência”, argumenta Richard Parker, diretor-presidente da Abia.
A partir das entrevistas com pessoas recrutadas nas redes da ABIA, os textos foram produzidos em diferentes formatos, com elementos da vida de cada pessoa, para além das situações de estigma e discriminação. Da mesma forma, dez colagens, de forma lúdica, ilustram as histórias.
“Foi um desafio escrever sobre pessoas reais, tentando demonstrar tantos sentimentos. Por isso, tentei escutar as entrevistas algumas vezes. E, mesmo assim, sempre me emocionei novamente. Por abordar pessoas e experiências reais, espero que o livro possa despertar empatia e contribuir para diminuir o estigma e o preconceito contra pessoas com HIV”, diz a jornalista Daniela Souza, que idealizou o projeto com a antropóloga Carla Pereira.
Para Ivia Makud, do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, essas “histórias nos colocam frente a experiências a um só tempo singulares e convergentes. São pessoas de variados gêneros, gerações, profissões, crenças e regiões, que narram sobre suas vivências com HIV/AIDS e muito mais. As revelações e o impacto do diagnóstico, a relação com os medicamentos, o estigma no trabalho, a gestão dos relacionamentos, o evento da gravidez, a constatação do racismo, entre outros desafios, estão presentes nessas páginas, que ensinam sobre resistências cotidianas e reconfigurações de projetos de vida”.
SERVIÇO
Livro: E se fosse com você? Histórias vividas de estigma e discriminação em 40 anos de HIV/AIDS
Produção dos textos: Daniele Souza
Entrevistas: Carla Pereira e Daniele Souza
Capa e Projeto Gráfico/Ilustrações: Hannah 23
Download gratuito: https://bit.ly/Esefossecomvoce (é permitida a reprodução total ou parcial da publicação, desde que citados a fonte e os autores).
Compartilhe nas redes sociais: