Resultados de projeto serão apresentados nesta 6a-feira
A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS no Ceará (RNP+ Ceará) e Saúde Pulsando apresentam em Roda de Conversa, nesta sexta-feira (23), os resultados do Mapeamento da Jornada da Pessoa Vivendo com HIV/aids – do diagnóstico ao tratamento em 4 capitais: Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.
O projeto, elaborado e proposto por Saúde Pulsando, foi ancorado pela RNP+ Ceará, financiado pela GlaxoSmithKline no Brasil – GSK, e é inédito no Brasil. Outras patologias já têm seus mapeamentos de jornada de pacientes, exceto o HIV/aids.
Para elaborar um roteiro de entrevista com as pessoas vivendo com HIV ou com aids, Saúde Pulsando propôs a criação de um comitê assessor de especialistas, formado no início de março por Alisson Barreto (RNP+ São Paulo), Carlos Duarte (GAPA-RS), Credileuda Azevedo (Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas – MNCP), Jacqueline Rocha Côrtes (INAMUR), João Cavalcante (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS – RNAJVHA), Vanessa Campos (RNP+ Amazonas), Vando Oliveira (RNP+ Ceará) e Paulo Giacomini (Saúde Pulsando).
O comitê se reuniu por duas vezes para contribuir com a elaboração dos roteiros de entrevista e esteve presente na apresentação das primeiras impressões sobre o levantamento.
Os resultados serão apresentados a partir das 10 horas pela psiquiatra e psicanalista Candi Damé, que conduziu o levantamento, no canal de Saúde Pulsando no YouTube.
Para a apresentação dos resultados foram convidadas a secretária municipal de Saúde de Fortaleza, Dra. Ana Estela Leite e a coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo, Cristina Abbate. Ambas autoridades têm presenças confirmadas.
Também foram convidades ativistas das cidades nas quais o levantamento foi realizado. Para representar Fortaleza, a representante municipal do MNCP, Orleanda Gomes. Manaus será representada por Vanessa Campos, da RNP+ Amazonas. O vice-presidente do GAPA-RS, Carlos Duarte, representará Porto Alegre, o coordenador do Movimento Paulistano de luta contra a Aids – Mopaids, Américo Nunes Neto representa a cidade de São Paulo e Jacqueline Rocha Côrtes, do Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas (INAMUR) representará a população de travestis e transexuais.
A audiência no YouTube poderá participar com perguntas e comentários.
SERVIÇO
O que: Roda de Conversa de apresentação dos resultados do Mapeamento da Jornada da Pessoa Vivendo com HIV/aids – do diagnóstico ao tratamento em 4 capitais: Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e São Paulo
Quando: 24 de setembro, 10 horas
Onde: no canal de Saúde Pulsando no YouTube.
Compartilhe nas redes sociais: