Webinário Nacional discute integralidade do ser Trans e sua saúde integral

I Webnário Nacional da Visibilidade Trans é hoje

Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans – lembrado nesta sexta-feira (29) com grande entusiasmo, alegria e orgulho em todas as mídias sociais pela comunidade trans engajada de norte a sul do País –, a iniciativa TransRespeito e o Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas (Inamur) promovem neste sábado, 30 de janeiro, às 16h30. “A integralidade do ser Trans e sua saúde integral”, I Webinário Nacional da Visibilidade Trans.

Este primeiro webinário tem o objetivo central de provocar e impulsionar discussões técnicas, científicas e humanas entre profissionais de saúde de diferentes especialidades, mulheres trans, travestis, homens trans e gestorxs públicos. A ideia é, segundo as organizadoras, promover e alavancar uma onda de estímulos na classe médica, de gestores em saúde pública e movimentos sociais de pessoas Trans para o aprofundamento de estudos, políticas públicas e resultados que venham a sinalizar consensos em condutas, protocolos e evidências para o acompanhamento de pessoas trans e seus corpos multifacetados e integrais em seus processos de transição e sua saúde integral no âmbito do SUS e da saúde privada.

“Desejamos que este webinário possa apontar caminhos a serem percorridos pelos diferentes setores envolvidos na direção de um manejo protocolar referencial seguro, inclusivo, universal, democrático, ético, equânime e com resolutividade”, explica Jacqueline Rocha Côrtes, da Iniciativa TransRespeito e do Inamur.

O webinário pode ser acompanhado na página da TransRespeito no Facebook: https://www.facebook.com/transrespeito/

Na Programação, convidadas e convidados com larga experiência nas suas áreas de atuação profissional, como descrito abaixo, logo depois da programação, a seguir.

Programação/Roteiro
16h30min: Boas vindas e início da sessão com orientações do uso da ferramenta
16h35min: Abertura – palavras iniciais de Jacqueline Rocha Côrtes (TransRespeito e INAMUR)
16h45min: Fala do Dr. Ricardo Martins (Psicólogo CRT DST/AIDS – SP)
17h05min: Fala da Mestra Alícia Krüger (Farmacêutica Clínica – ABRASITTI)
17h25min: Fala da Dra. Elaine Costa (Médica Endocrinologista – HC FMUSP/SP)

17h45min: “Lançamento da Cartilha/Podcast do UNAIDS Brasil: Prevenção de IST e dicas de Prevenção Combinada” com a fala da Pesquisadora Mestra Ariadne Ribeiro (Assessora do UNAIDS Brasil)

18h10min: Breve Intervalo

18h20min: Fala do Professor Mestre em Antropologia Kaio Lemos (UFC UNILAB/CE e RNTTHP)
18h40min: Fala da Gestora Pública Bianca Lopes (SES/GO e INAMUR)
19h00min: Fala da ativista Keila Simpson (Presidente da ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais)
19h20min: Perguntas e Respostas (interação com a audiência) com moderação de Jacqueline R. Côrtes
19h40 – Encerramento

Sobre as/os palestrantes e colaboradoras/es, por ordem alfabética:

PALESTRANTES
Ma. Alícia Krüger: Travesti. Farmacêutica Clínica. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Medicina-Endocrinologia Clínica pela UNIFESP. Atuou como Assessora Técnica no DCCI/SVS/MS e na OPAS. Foi consultora externa da OIT. Preside a Associação Brasileira Profissional pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexos (ABRASITTI).

Ma. Ariadne Ribeiro Ferreira: Mulher Transexual Redesignada. Pesquisadora, Mestra e Doutoranda em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Assessora de apoio comunitário do UNAIDS Brasil.

Sra. Bianca Lopes: Mulher Transexual Redesignada, 35 anos. Graduada em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás, é mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Goiás. Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, atualmente Subcoordenadora da Política de Atenção à Saúde da População LGBTI no âmbito da SES-GO. Militante pelos Direitos Humanos, ativista LGBTI com ênfase na saúde das pessoas trans. É assessora em Assuntos Saúde Pública do INAMUR, Secretária da Regional Centro-Oeste da RNTTHP+ e colaboradora da ANTRA, FONATRANS e Rede Trans Brasil.

Dra. Elaine Frade Costa: Mulher Cis. Professora Livre-docente em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médica supervisora da Divisão de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Chefe da Unidade de Endocrinologia do Desenvolvimento do HC FMUSP. Coordenadora do Programa de acompanhamento e capacitação de profissionais para o atendimento de pessoas Trans do HC FMUSP. Membro Titular do Comitê de Saúde LGBT da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Me. Kaio Lemos: Homem Transativista dos Direitos Humanos, consultor do Instituto de Raça, Igualdade e Direitos Humanos da América Latina. Mestre em Antropologia pela UFC UNILAB/CE. Professor, escritor, especialista em estudos de gênero, sexualidades e direitos humanos pela UFC/CE. Coordenador Nacional do IBRAT, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades.

Sra. Keila Simpson Sousa: Travesti, atua desde 1991 frente à população LGBT em Salvador/BA e no cenário nacional desde 2004. Presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), atuou como Conselheira Nacional LGBT 2011-2013. Tornou-se presidente do Colegiado do CN LGBT e recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff o Prêmio Nacional de Direitos Humanos pelos relevantes serviços prestados à população LGBT do Brasil. Secretária da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (ABGLT). Ex-coordenadora do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia.

Dr. Ricardo Martins: Homem Cis. Psicólogo graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP). Mestre em Psicologia Clínica pela UNESP e Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, IP/USP. Professor universitário no curso de psicologia do Centro Universitário Capital, hoje Universidade Brasil. Atua como orientador de TCC e supervisor de atendimentos psicológicos. Atua como psicólogo e Diretor do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais no Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de SP, o CRT DST/AIDS – SP. Experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública atuando nos temas: aconselhamento; acolhimento; sexualidade; HIV; psicanálise e instituições, sofrimento nas instituições, populações transgêneros e SUS.

COLABORADORAS/ES:
Sra. Astrid Beatriz Bodstein: Mulher Transexual Redesignada. Historiadora, jornalista e professora. Co-fundadora e ex-presidente do Grupo LivreMente, Conscientização de Direitos Humanos de Cuiabá/MT e do Grupo Brasileiro de Transexuais na década de 90 e início dos anos 2000. Atualmente é professora no ensino profissionalizante para adolescentes e jovens em Cuiabá – MT. Ministra palestras sobre Sexualidade e Gênero.

Sr. Felipe Machado: Homem Cis. DJ, técnico de som, produtor, Diretor de Criação e Programador. Técnico em Informática certificado pela Conectiva Linux, trabalhou por cerca de 10 anos com softwares livres, foi coordenador da Cultura Digital para o Norte e Nordeste na gestão do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Foi responsável pelos projetos de vídeo mapping e interatividade no Carnaval do Recife por 3 vezes, além de dezenas de exposições de artes visuais realizadas na cidade. Atualmente vive o HackLab76, ambiente de colaboração, arte, ócio e sinergia. Audiovisual, streaming, código criativo e projetos tecno-sociais que visam transformar pessoas e fortalecer a luta anti-capitalista.

Sra. Jacqueline Rocha Côrtes: Mulher Transexual Redesignada, natural de Niterói, RJ, militante pela causa da luta contra a AIDS desde 1995 e pelos direitos humanos com foco nas populações trans. Co-fundadora da RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS) e integrante do MNCP (Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas) desde 2005. Vive com HIV/AIDS há 26 anos, professora de inglês aposentada. Foi Conselheira Municipal de Saúde em São José do Rio Preto – SP (2002-2004), e hoje atua em Comissão Intersetorial de Política de Promoção da Equidade, CIPPE do CNS/MS pelo MNCP. Coordenadora de projetos de capacitação para pessoas com HIV/AIDS, representante do movimento social de luta contra a AIDS latino-americano na ONU em 2001-2003. Palestrante. Foi Consultora do Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde na chefia da área de cooperação internacional. Trabalhou para o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) como “staff member” Assessora Técnica de Programas no Brasil. Integrante do Colegiado do MNCP, está como representante do mesmo no Movimiento Latino-americano y del Caribe de Mujeres Positivas, o MLCM+; é integrante da RNP+ e compõe a diretiva nacional do INAMUR – Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas. Também faz parte da RNTTHP, Rede Nacional de Travestis, Transexuais e Homens Trans vivendo e convivendo com HIV/AIDS. Está Conselheiro do Conselho Consultivo do Fundo de População das Nações Unidas, o UNFPA (2017-2021). Tem seu próprio documentário, “Meu nome é Jacque”. Casada, mãe de dois filhos, atualmente vive a vida voltada para a família e a maternidade na cidade de Campinas, no interior de SP. Jacqueline mantém sua militância e o exercício de sua cidadania em plena atividade.

Sra. Marcia Monks Jaekel: Mulher Transexual Redesignada. Graduada em teatro pela UFPel. Dramaturga, Atriz e Roteirista. Diretora Executiva do Conselho de Cidadania LGBT de Pelotas/RS. Integrante do NUGEN, Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da UFPel. Consultora de Saúde da ONG Vale a Vida. Ex-conselheira LGBT Estadual. Secretária de Comunicação e Representante Regional SUL do Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas (INAMUR).

Sr. Anasttacio N. : Homem Cis Gay. Desginer gráfico. Escritor. Videomaker. Ativista de movimentos sociais ligados às temáticas LGBT.

 

Idealização e Organização: Jacqueline Rocha Côrtes, iniciativa TransRespeito
Realização: Iniciativa TransRespeito em parceria com o INAMUR (instituto Nacional de Mulheres Redesignadas).
Apoio: ABRASITTI, ANTRA, CRT DST/AIDS – SP, Fundo POSITIVO, Departamento de Endocrinologia do HC FMUSP-SP, INAMUR e UNAIDS Brasil

 

Compartilhe nas redes sociais: