Descobridores do vírus da hepatite C ganham Nobel de Fisiologia

Prêmio Nobel: medalha de ouro com busto de seu criador

Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice, que descobriram o vírus da hepatite C foram anunciados hoje os laureados do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

“Graças à sua descoberta, testes de sangue altamente sensíveis para o vírus estão agora disponíveis e essencialmente eliminaram a hepatite pós-transfusão em muitas partes do mundo, melhorando significativamente a saúde global”, informa o site do Prêmio Nobel.

Os prêmios Nobel são concedidos todos os anos pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo, na Suécia. A Assembleia Nobel, com apenas 50 votantes é quem escolhe os nomes premiados. O Prêmio Nobel corresponde a uma medalha de ouro com o busto de seu criador, Alfred Nobel e a quantia de 9 milhões de coroas suecas, equivalente a mais de um milhão de dólares.

O Prêmio Nobel foi criado pelo testamento de Alfred Nobel e é concedido desde 1901.

Quem são os vencedores?
O Dr. Alter é nortre-americano, pesquisador médico do National Institutes of Health, em Maryland, EUA.
O Dr. Houghton, britânico, é professor de virologia Li Ka Shing na Universidade de Alberta, Canadá; Também é diretor do Instituto de Virologia Aplicada Li Ka Shing da universidade.
O Dr. Rice, norte-americano, é professor da Universidade Rockefeller, em Nova York. De 2001 a 2018, foi o diretor científico e executivo do Centro de Estudos da Hepatite C da universidade.

Compartilhe nas redes sociais: