Em ofício direcionado ao Secretário da Saúde José Henrique Germann, o Fórum das ONG/Aids de São Paulo (Foaesp) contestou nesta manhã o despacho da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Com data de primeiro de abril, o documento informa que a CCD estuda a “integração dos Programas de Vigilância [em Saúde] em blocos temáticos”, a exemplo do que aconteceu com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Segundo o documento do Foaesp, o Ministério da Saúde tem repensado a fusão em blocos “a partir de manifestações dos movimentos sociais e do Conselho Nacional da Saúde”.
No ofício, o Foaesp argumenta que o modelo paulista “serve de modelo a várias gestões estaduais e municipais” no País devido ao diálogo a sociedade civil e ao “esforço de técnicos e dirigentes do Programa Estadual”.
O documento salienta, ainda, que a “especificidade de cada área reflete em maior sensibilidade no atendimento às populações afetadas”, pois “a junção dilui a problemática a mero aparato burocrático”.
Compartilhe nas redes sociais: