Gestos completa 29 anos de trabalho com campanha de doações

Destaque de peça da campanha Você doa, a Gestos mobiliza, a sociedade avança

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero completou 29 anos de atuação em defesa dos Direitos Humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), na quinta-feira (26). E celebrou a data com o lançamento de sua nova campanha de doações, que tem o slogan “Você doa, a Gestos mobiliza, a sociedade avança”.

A campanha mostra, nas mídias físicas e digitais, “os resultados que têm acumulado ao longo destas quase três décadas de atuação política”. Além do “reconhecido papel na construção histórica de respostas efetivas ao HIV/AIDS no Brasil e no mundo”, sublinha Alessandra Nilo, coordenadora-geral da Gestos.

“O pedido é muito pequeno – apenas R$ 10 por mês – diante do trabalho que a Gestos desenvolve, mas é para que mais pessoas, de diferentes classes sociais, possam se engajar”, diz Mariana Lira, captadora de recursos da ONG. As contribuições podem ser feitas pelo link gestos.colabore.org/doeparamobilizar.

Com estética Pop Art, que remete a colagens analógicas, a nova campanha irá usar as redes sociais (@gestospe) para resgatar ações de mobilização e advocacy da Gestos ao longo de sua história. “Ela tem o objetivo de evidenciar que o trabalho desenvolvido pela organização ultrapassa as paredes de sua sede, no Recife, alcançando pessoas em nível local, regional, nacional e internaciona”, argumenta Alessandra Nilo, cujo artigo sobre os 29 anos Saúde Pulsando reproduz.

A campanha tem por objetivo “divulgar nosso papel como agentes de mobilização e advocacy junto aos governos e órgãos multilaterais para influenciar a criação, implementação e monitoramento de políticas públicas de HIV/AIDS”, explica a coordenadora geral da Gestos. “Nesse momento em que tantos problemas graves se acumulam no País e que a cooperação internacional não prioriza mais o Brasil, precisamos que a sociedade, como um todo, nos ajude a garantir a sustentabilidade do nosso trabalho, que tem sido fundamental, sobretudo para as populações historicamente marginalizadas e vulnerabilizadas”, contextualiza ela.

O combate às desigualdades (inclusive as raciais e econômicas) é, ainda hoje, um dos maiores desafios para a erradicação da aids. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os casos registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) entre os anos de 2007 e junho de 2021, 50,3% dos homens infectados por HIV eram pretos ou pardos, enquanto 40,9% eram brancos. Já entre as mulheres essa disparidade foi ainda maior; 55,1% das mulheres infectadas durante o período eram pretas ou pardas, já entre as mulheres brancas este número cai para 35,9%.

“Essa é uma realidade com a qual lidamos diariamente”, diz Alessandra Nilo. “Queremos uma Gestos independente, ativa e com muitas pessoas engajadas com o nosso trabalho, que é coletivo. Cada doação é valiosa e alcançar uma autossustentabilidade, a médio e longo prazo, nos permitiria aumentar o foco no que interessa: incidir com qualidade no fomento e monitoramento de políticas públicas que contribuam para o enfrentamento às desigualdades estruturais e os determinantes sociais da AIDS”, complementa.

Parcerias
A campanha “Você doa. A Gestos mobiliza. A sociedade avança” foi financiada pela Misereor, Obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento, que apoia as ações da Gestos desde a sua fundação. Esta ação de marketing também conta com a parceria da empresa Trend Mídia, que exibirá uma vinheta publicitária em painéis de LED instalados nos bairros do Pina, Derby, Tamarineira, Boa Viagem, São José, Casa Forte, Madalena e Ilha do Leite. Além disso, serão veiculados spots de rádio pelas estações Música FM e Jovem Pan.

A Gestos está aberta para parcerias com outras organizações e empresas alinhadas aos seus valores e à sua missão. Interessados(as) podem entrar em contato através do e-mail doe@gestos.org.

A Gestos
Fundada no Recife, em 1993, a Gestos surgiu do desejo de tratar de temas ligados ao HIV e à AIDS de um ponto de vista mais amplo e multidisciplinar que abordasse gênero, sexualidade e comunicação. Desde então, a ONG tem atuado diretamente na construção de respostas eficazes e políticas públicas no país, tornando-se uma referência em HIV/AIDS, Saúde, Igualdade de Gênero, Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos no Brasil e no mundo.

A organização possui certificado CEBAS de filantropia, pelo Ministério da Saúde, desde 2014 e, desde 2017, tem status ECOSOC que lhe garante caráter consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2021 foi uma das organizações vencedoras do Desafio de Acesso à Justiça, promovido pelo Instituto Mattos Filho, que busca reconhecer iniciativas jurídicas que promovam a cidadania, a democracia e os Direitos Humanos de grupos em situação de vulnerabilidade social. Desde 2016, a Gestos também é uma das organizações co-facilitadoras do Grupo de Trabalho de Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), que monitora a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Compartilhe nas redes sociais: