Foaesp e Anaids lamentam a morte de Brunna Valin

Brunna Valin, agora brilhando em outra dimensão

Em nota de falecimento divulgada emitida no final da tarde desta segunda-feira, 1 de junho, “com tristeza” o Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo lamentou informar o falecimento de sua tesoureira, que representava o Grupo Pela Vidda/SP na diretoria do Foaesp.

Em um pequeno texto, a Articulação Nacional de luta contra a Aids (Anaids) se juntou ao Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) do Grupo Pela Vidda/SP e ao Foaesp no lamento à morte da ativista pelos Direitos Humanos das pessoas transexuais e da luta contra a aids.

Na madrugada de segunda-feira, o coordenador geral do CRD, Eduardo Barbosa postou a seguinte mensagem no seu perfil do Facebook:

“A pedido da família e por saber que ela gostaria de ter o carinho e orações de todos, compartilho que a querida @brunna.valin está internada e seu quadro é grave. Cada um na sua fé ou apenas com vibrações positivas vamos fazer uma corrente de fé e força para esta guerreira. Obrigado Elvis Justino Stronger por me avisar; pude estar com ela, sua mãe e família. Algumas amigas lá estavam também.”

A seguir, leia as notas do Foaesp e da Anaids:

“Nota de falecimento

Com muita tristeza o Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) lamenta informar o falecimento de sua diretora tesoureira, BRUNNA VALIN, ocorrido nesta segunda-feira, 1 de junho, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)

Natural de Fernandópolis, cidade do noroeste paulista, aos 15 anos foi morar em São José do Rio Preto onde se aproximou do Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA), atuando como voluntária e funcionária.

A liderança local a impulsionou na fundação da Associação de Travestis e Transexuais do Interior (Artis); também foi vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e representou o estado de São Paulo na Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (TransBrasil). Atualmente era colaboradora do Grupo Pela Vidda/SP, orientadora socioeducativa no Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) e representante do Grupo Pela Vidda/SP na diretoria do Foaesp.

Com 45 anos completados em janeiro, estudante de ciências sociais, Brunna era exemplo de ativismo e empoderamento, aliando alegria às suas ações na luta pelos Direitos Humanos. Garra e sorriso largo eram suas características. Fica a boa lembrança de tantas batalhas vencidas e de sua capacidade de superação e a certeza da continuidade do trabalho, de inclusão social e construção de um mundo mais justo e mais diverso, é a melhor forma de honrar a sua memória.

Nossos pêsames à família, aos amigos e companheiros e companheiras de luta.”

“A Anaids se junta a companheirEs do Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD), do Grupo Pela Vidda/SP e do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) para lamentar a morte de Brunna Valin, na tarde desta segunda-feira, em São Paulo, por complicações do tratamento de um câncer.

Brunna defendia os dirieitos humanos das pessoas trans com a mesma intensidade que atuava pela aids.

Brunna deixa um legado de superação da superação da divisão das caixinhas ou de armários.

Brunna Valin, presente!”

Brunna morreu às 16h15 desta segunda-feira, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Compartilhe nas redes sociais: