Pesquisa recruta PVHA para participar de estudo sobre Covid-19 e HIV no Brasil

Reprodução

Você vive com HIV/AIDS? Bem, então você pode ser voluntári@ de uma pesquisa internacional e ajudar a comunidade científica na compreensão do impacto da COVID-19 no dia-a-dia das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), respondendo a um questionário online.

A pesquisa é coordenada por pesquisadores da Universidade de Antuérpia, na Bélgica e está sendo aplicada em 21 países. Em toda a América, apenas três países participam: Brasil, Equador e Peru. No Brasil, o estudo é coordenado pela pesquisadora Edlaine Faria de Moura Villela, do curso de Medicina da Unidade de Ciências da Saúde da Universidade de Jataí (GO), que tem recrutado PVHA para participarem da pesquisa.

Além das PVHA, o estudo tem questionários para pessoas com epilepsia, trabalhadores da saúde e as pessoas que têm enfrentado, nos âmbitos pessoal e familiar, a Covid-19.

São objetivos do estudo (no caso do Brasil):

“Compreender a viabilidade da adesão e a durabilidade das medidas de saúde pública para viabilizar que autoridades de saúde escolham estratégias eficazes, visando reduzir a transmissão da doença, a ‘sobrecarga’ do sistema de saúde devido à pandemia do novo coronavírus, e ‘achatar a curva’ até que seja possível o desenvolvimento de vacina ou outra forma de tratamento para a Covid-19.”

Com isso, “espera-se poder conhecer o panorama epidemiológico da doença, pois se as atuais medidas de contenção para o surto não forem bem-sucedidas, a imunidade coletiva não será alcançada. Portanto, as estratégias atuais poderão fornecer suporte para um gerenciamento mais informado do surto consecutivo de Covid-19 e as lições aprendidas sustentarão medidas de saúde pública para possíveis episódios recorrentes e melhor preparo para futuras pandemias”.

São objetivos específicos do estudo ICPCovid-HIV aplicado às PVHA:

  1. Identificar possíveis consequências da atual pandemia de Covid-19 na qualidade de vida das PVHA;
  2. Avaliar o acesso das PVHA aos serviços de saúde e tratamento do HIV;
  3. Comparar o impacto de diferentes medidas de contenção da Covid-19 na qualidade de vida e gestão entre PVHA em diferentes países;
  4. Identificar associações entre regimes antirretrovirais específicos e incidência da Covid-19 e/ou resultados clínicos da Covid-19;

O ICPCovid foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que regulamenta as pesquisas com seres humanos aplicadas no Brasil.

Se você vive com HIV/AIDS e tem interesse em participar da pesquisa, clique aqui.

 

Compartilhe nas redes sociais: